Diigo
O Diigo se define como uma ferramenta multifuncional para gestão do conhecimento pessoal que melhora drasticamente o fluxo de trabalho e a produtividade de maneira fácil e intuitiva, e ainda é versátil e poderosa.
O Diigo baseia-se em quatro pontos coletar, anotar, organizar e compartilhar.
- Coletar - Salve e marque com etiquetas (tags) seus recursos on-line para fácil acesso a qualquer hora, em qualquer lugar e a partir de diversos dispositivos;
- Anotar - Anote páginas da Web e PDFs diretamente enquanto você navega on-line;
- Organizar -Organize seus links, referências e informações pessoais para criar uma base de pesquisa estruturada através do Delineador (Outliner);
- Compartilhar - Compartilhe sua pesquisa com amigos, colegas de estudo e de trabalho.
Índice
Ficha técnica
Nome | Diggo |
Site | http://www.diigo.com |
Licença | Comercial, com versão de testes gratuita limitada |
Tipo | Anotações, destaques e bookmark social |
Lançamento | 04 de Julho de 2006 |
Status | Ativo |
Plataformas e integrações | O Diigo possui versão mobile para IOS[1] e Android[2], extensão para o Firefox e Diigolet para os demais navegadores suportados. Além disto o aplicativo oferece diversos serviços web para integração com redes sociais, importação e exportação, e ainda disponibiliza uma API para desenvolvedores. |
Público-alvo
O Diigo é uma ferramenta de fácil aprendizado, suprindo as necessidades de gestão pessoal ou colaborativa de conhecimento através de links, destaques, notas e etiquetas, atendendo desde as expectativas de educadores do ensino fundamental até pesquisadores, passando pela sociedade em geral.
Características e funções
Diigo é um aplicativo que pode ser classificado como um gestor de bookmark social, mas ao mesmo tempo como gestor do conhecimento, permitindo não só gerenciar os links das páginas de internet, como também incluir outras fontes como arquivos PDF, imagens, possibilitando destacar textos e criar anotações relacionadas a todos os tipos citados e ainda permite importar e anotações e destaques dos e-books no Amazon Kindle. Essencialmente o Diigo possibilita as sequintes atividades:
Diigo possibilita fazer
- Destaques - Realce o texto diretamente em qualquer página da web para referência pessoal ou colaboração.
- Biblioteca pessoal - Crie sua coleção completa de conhecimento on-line, tudo em um só lugar.
- Marcadores (bookmarks) - Ainda é a maneira mais fácil de coletar os sites para os quais você deseja voltar mais tarde.
- Etiquetas (Tags) - Etiquete suas páginas da Web coletadas, com os termos relevantes para facilitar a recuperação futura.
- Notas "auto-adesivas" - Adicionar texto, comentários ou lembretes diretamente em qualquer página da web com notas "auto-adesivas".
- Delineadores (Outliners) - Estruture a sua pesquisa através da racionalização automática através do Diigo ou através da sua personalização pessoal.
- Grupos - Compartilhe sua pesquisa com colegas, amigos e professores através da plataforma colaborativa do Diigo para compartilhamento de conhecimento.
- Páginas da Web arquivadas - Na versão Premium é possível armazenar cópias das páginas da web com anotações para sempre, independentemente de a fonte original ainda estar ativa.
Tutorial
O Diigo é uma ferramenta muito fácil de usar, e ainda apresenta um tutorial logo que o usuário efetua o login pela primeira vez, tanto na versão web como para as versões para dispositivos móveis. Além disto a ferramenta conta com uma Ajuda bem completa e um blog onde sempre publicam as novidades, dicas e informações relevantes da ferramenta.
Primeiros passos
O primeiro passo é acessar o site do Diigo e clicar em "Sign Up" (1), em seguida você será levado à uma página com os diferentes planos (2), escolha o que for melhor para você. Por fim preencha o simples formulário de cadastro e envie (3).
Logo após o cadastro, é recomendável que instale a extensão para o Firefox, ou se estiver utilizando outro navegador, instale o Diigolet. Se tiver dispositivos móveis com IOS ou Android é possível instalar os aplicativos do Diigo.
Uma vez instalada a extensão para o Firefox ao clicar nela aparecerá a opção para efetuar seu login(4), você pode faze-lo por ali ou diretamente na página do Diigo (5).
Logo no primeiro login você será conduzido por um breve tutorial com os passos principais para utilizar o Diigo, o mesmo se dará quando efetuar o login pelos aplicativos móveis.
Coletando
O primeiro passo no Diigo é criar sua biblioteca de trabalho, para isto é necessário coletar links (bookmarks), fotos e PDFs. Na figura abaixo, a figura (1) mostra que ao clicarmos no ícone da extensão do Diigo no Firefox, a primeira opção é criar um bookmark da página web corrente, ao clicar nela, uma nova janela se abre (2) para que as informações deste link sejam informadas. Nesta janela é possível informar o nome, descrição, definir as etiquetas (tags), o delineador (ouliner), e até mesmo compartilhar com um grupo de trabalho. Mas você pode simplesmente clicar em "Save Bookmark" e adicionar estas informações posteriormente.
As figuras (3) e (4) representam
Anotando
Organizando
Compartilhando
Aplicações do Diigo
Diigo na educação infantil com crianças com transtornos de aprendizagem
Diigo tem sido utilizado como ferramenta para organização da informação por educadores para crianças com Dislexia ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH).
Segundo o site Learning Works for Kids, especializado em trazer games e tecnologia para o escopo da educação infantil. O Diigo é uma excelente ferramenta para ser utilizada com crianças que possuem transtornos de aprendizagem, na organização de seu conhecimento. Para eles, crianças com transtornos de aprendizagem como dislexia ou TDAH, possuem muita dificuldade em organizar informações para tarefas mais longas. Muitas vezes estas crianças se perdem se confundem na forma como as informações são organizadas nas páginas da internet ou documentos de texto mais longos. Para estas crianças, longos textos não são apenas assustadores, mas quase impossíveis de assimilar. O Diigo permite que estas crianças organizem seus sites e textos favoritos com marcadores, destaques, etiquetas e anotações.
Diigo como ferramenta pedagógica
No site Cult of Pedagogy